quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Boatos...

Quebro a minha decisão para prestar um esclarecimento, tendo em conta algumas informações, ou melhor boatos, que estão a circular pela cidade.
Sempre achei que não valia a pena dar importância a boatos. Principalmente porque, regra geral, eles surgem de más intenções.
Mas, mais uma vez, é importante esclarecer os amigos que têm apoiado a Rita em todo este processo.
Posto isto, tenho a dizer:
- A Rita voltou a trabalhar. Sim e felizmente. Ela própria manifestou a sua alegria e partilhou-a aqui convosco. Mas isto não significa que está a 100%. Aliás, quem estiver com ela diariamente seguramente que se apercebe que está ainda longe de estar a 100%.
- Só alguém com pouca informação (para não dizer pior) poderá pensar que, em 5 meses, alguém conseguirá curar um AVC ao ponto de estar a 100%. A estimativa do médico que operou a Rita, apesar de a indicar como um caso notável de recuperação, aponta para um ano, pelo menos.
- O trabalho que ela retomou esta semana no Espaço Idança tem servido de tónico para a continuação da recuperação, sendo, ao mesmo tempo, uma espécie de um balão de ensaio uma vez que a reabilitação vai sendo gradual e de acordo com o trabalho por ela efectuado com os alunos na escola. Ou seja, ela consegue desenvolver um trabalho regular com os alunos, a um ritmo que não é o que ela pretendia mas que é igualmente válido (até porque tratam-se de crianças que estão a iniciar o ano lectivo).
- Como foi aqui referido, o mês de Agosto serviu para a Rita fazer um tratamento mais intensivo que permitiu dar passos importantes na reabilitação.
- À falta de verbas para a ida a Cuba, cujo tratamento ficava bastante caro, a opção, tendo em conta o dinheiro disponível, foi fazer tratamento numa clínica em Portugal (que desconhecíamos) com profissionais cubanos, segundo os métodos usados em Cuba. O próprio médico cubano entendeu que, tendo em conta a evolução que a Rita havia sofrido, a deslocação a Cuba não deveria ser necessária. O tratamento efectuado teve por base proporcionar à Rita um regresso ao trabalho diário mas não fazer com que voltasse a dançar, processo que seria mais moroso. Por esta razão, está marcada uma nova sessão de tratamentos em Fevereiro, tendo a Rita um plano de trabalho para desenvolver até lá.
- Os tratamentos de reabilitação continuam a decorrer sendo necessário recorrer a vários profissionais de várias áreas e tratamentos diversificados. Ou seja (e voltando atrás), a Rita está longe de estar a 100%.
- A prova de BTT, com a qual se pretende dar continuidade à onda de solidariedade que começou em Julho, tem por objectivo angariar fundos para esse tratamento. Contudo, se alguém se sentir "desconfortável" com a realização do evento está no seu direito de não participar. Mais uma vez, os contributos são todos importantes quando são dados com boa vontade. Mais: Amigos do Pedal, estão à vontade para cancelar o evento se por ventura alguma sombra pairar sobre o mesmo. Continuaremos amigos e agradecemos a vossa solidariedade na mesma.
- Por último, não é que alguém tenha alguma coisa a ver com isso, mas o boato da gravidez da Rita tem dado direito a umas boas gargalhadas... Uma pessoa já não pode engordar um bocadinho por causa de estar parada que já dá direito a gravidez. Como a própria Rita costuma dizer, e para continuar a brincar, ela está grávida. Mas de um cocó... Todos os dias!

Fiquem bem!

5 comentários:

  1. Boas, cancelar o passeio? Nada disso, eu nao pertenso á organizaçao mas de certo que eles nao o vao fazer, mesmo nao indo a cuba os tratamentos sao caros e se a rita so agora esta a regressar ao trabalho nao deve de estar a nadar em €. eu nao vou poder estar presente no passeio (tenho de trabalhar) mas mesmo assim vou pagar a inscriçao para contribuir na recuperaçao, e boatos, nao passao disso mesmo, quem os diz deveria ir a um hospital e acompanhar de perto os muitos casos de AVC. So assim saberiam como custa a recuperaçao(quando possivel) dos doentes. O trabalho serve de terapia.

    Nao des importancia

    continua a tua luta,
    quando estiveres a 100% quero ir assistir a um espectaculo teu

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Bruno. Esse comentário diz tudo. Grande abraço e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. Só para esclarecer qualquer dúvida que possa pairar relativamente ao passeio de BTT, informo que os AmigosDoPedalABTTeam, não vão concelar a prova e obviamente contamos com a presença da Rita em S. Lourenço nesse dia. Abraço

    João Dias
    AmigosDoPedalABTTeam

    ResponderEliminar
  4. Ela lá estará, João :). E eu vou estar morto porque vou tocar no sábado mas não falho :).

    ResponderEliminar
  5. Amigos,

    Se for preciso tapem os ouvidos. Esta terrinha está igual a si própria. Desvalorizem!
    Força e vamos continuar a ajudar a Rita.
    Beijitos

    ResponderEliminar