terça-feira, 13 de julho de 2010

Hoje conto-vos uma história

Como sou "marca corno" não consigo pôr certas coisas atrás das costas..
Ontem fiz aqui um desabafo depois de ter ficado muito magoada com comentários que aqui encontrei. Cada um tem direito à opinião sim, e eu tenho direito a contar um pouco mais daquilo que me tornou forte como todos referem que sou, ou pareço.
Há 7 anos cheguei a Abrantes cheia de ideias, projectos e vontade de mudar o meu pequeno mundo da dança. Sem dinheiros, papás, padrinhos ou factor C, solução: arregaçar mangas.
Não imaginam, já nem eu sei, o número de espectáculos que fiz à borlix, parte deles a dançar e a carregar material de espectáculo com lombalgias "em cima". A verdade é que aos poucos "Ah...isso é que é Dança Contemporânea?!" - "Quando houver outro diz-me". Confesso que ainda hoje me arrepio quando vejo aquelas minhas primeiras alunas a dançar. Chamava-lhes as CAVALONAS. Andavam no meu carro para todo o lado comigo a fazer espectáculos de Dança Contemporânea. A verdade é que se criou uma referência de qualidade - o espaço Idança (espaço de Ideias e Dança, porque a Dança Contemporânea alimenta-se de Ideias).
Ao fim de alguns reboliços por vários locais da cidade, o espaço Idança cria as suas primeiras instalações, mas não aguentou a despesa e dois anos depois os trolhas Artur e Rita passam 35 dias a construir o espaço Idança que foi inaugurado a 4 de Setembro de 2009, lindíssimas instalações tenho de dizer.
Isto para dizer que ao fim de 24 anos a fazer dança, 4 anos de licenciatura, 7 anos de trabalho em Abrantes, 35 dias de trolhice, 2 empréstimos, 230 alunos que passaram pelo espaço Idança, e algumas promessas de futuras carreiras na dança por parte de actuais alunos da escola, ACHAM MESMO QUE VOU ESQUECER A DANÇA E PENSAR NA RITA?? Por isso digo sempre que não podemos separar aquilo que Deus uniu. Eu sou eu e tenho a vida que construi, e se quero regressar em Setembro é porque não me posso dar ao luxo de perder tudo aquilo porque lutei e também porque é o meu ganha pão, o que me faz eu e feliz, e também porque o Artur é um espectáculo mas não é bailarino e bem merece já uma folga. Imaginam-se a trabalhar em 2 empregos seguidos? (estamos a falar de Abril para cá)
Por tudo isto e muito mais que não chegam as palavras é que tenho pressa de voltar ao meu trabalho, mesmo que dance só daqui a um ano. E durante este próximo ano lectivo de recuperação vou continuar tratamentos necessários ao acompanhamento do esforço na dança (massagem, shiatsu, acunpuntura, osteopatia, natação). Sei que é da opinião de muitos e da minha também que um mês não me recupera totalmente. Não, mas poderá limpar alguns erros do trabalho que tenho desenvolvido sozinha e dar um bom avanço para, a partir de Setembro, então, iniciar a minha caminhada na dança, junto dos meus alunos e no espaço que ergui como o meu altar - o espaço Idança, onde será motivador trabalhar, recuperar e ensaiar a tão esperada primeira coreografia pós AVC. A todos os que me têm apoiado e que vêm aqui prestar o seu apoio, acima de tudo, o meu mais sincero obrigado. No dia em que tive alta do Santa Maria e que li pela primeira vez este blog, chorei baba e ranho, e enchi-me de força para lutar, a vossa força, pois muito do que aqui li encheu-me a alma e deu-me coragem. Os ombros dos outros às vezes elevam-nos. Obrigado meus amigos e amigas que tanto me mostraram nesta altura de lágrima ao canto do olho.

4 comentários:

  1. Um grande, grande beijo para ti, Rita.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não te conhecendo muito bem pessoalmente, sempre te considerei uma lutadora, e além de tudo sempre acreditei (e acredito) que vais ser vencedora. Há muito que não comentava o blog, mas agora senti uma vontade enorme de o fazer. Que interessa a certa gente quem doou o dinheiro?? Que importa para que servirá o dinheiro caso não vás a Cuba??? Gastam-se energias, gasta-se tempo a tentar saber tanto da vida dos outros porquê?? Quando se ajuda alguém e essa ajuda é de coração não se têm que tocar sinos a dizer que ajudamos, o que é importante é a consciência de cada um. Não ligues, nem te deixes abater com questões palermas, nem tens que te justificar de nada. Quem te ajuda fá-lo de coração, e o que é feito com o coração não deve ser para agradecer sequer.
    Desejo te a maior força e desde o primeiro dia que sigo esta tua história, esta tua luta pela vida, no final vou ver te triunfar.
    NUNCA desistas de um sonho, podes desistir de muita coisa na vida mas sobretudo NUNCA desistas de TI MESMA.
    Um beijinho cheio de força, muita coragem e muitos sorrisos

    FORÇA

    PS. Beijinho grande, ao GRANDE homem que é e tem sido sempre, ao Artur, claro está...

    ResponderEliminar
  3. Ola rita!Sabado vamos estar contigo(e dar-te miminhos)vi no domingo a gravação do"vida nova" e chorei a ver-te chorar!Como sabes temos estado contigo sempre que nos é possível,queria apenas dizer-te que és uma lutadora e por isso deves acreditar na tua recuperação a 100%. Não deves sobrevalorizar alguns comentários, deves fazer aquilo que o teu coração pede e principalmente aquilo que achas que é o mais importante para ti, sem te importares com meras opiniões, que não passam disso mesmo. As pessoas não sabem dar valor ao que tens passado, nem tão pouco te acompanharam ao longo desta caminhada, logo pensa em ti e nos teus sonhos e esquece tudo o resto.

    Um grande beijinho
    Joana e Carlitos

    ResponderEliminar
  4. Como terapeuta e artista que tb sou(mas não na dança) digo-te que a força de vontade e pensamento positivo é meio caminho andado para tu venceres essa etapa da tua vida, por isso...

    FORÇA RITA!!! VAIS CONSEGUIR, VAIS VOLTAR A DANÇAR, PORQUE TU ÉS UMA VENCEDORA!!!.... ;))

    ResponderEliminar