sexta-feira, 9 de abril de 2010

O caos...

Na passada segunda-feira, dia 5, encontrei a Rita no chão da casa de banho sem se conseguir mexer. Eram cinco e meia da tarde. O caos tinha-se começado a instalar por volta das três. Para variar, o 112 neste país não serve para nada. Não fosse o Luís Coutinho e não tinha conseguido levar a Rita para o hospital. Chegado lá, imediatamente a Rita foi atendida e examinada. Obrigado à Dra. Isabel Martins (e a todos os outros que a atenderam) pela atenção toda que lhe dedicou até à chegada ao Hospital de Santa Maria. Sim, porque, diagnosticado o derrame, a Rita foi evacuada de emergência para Santa Maria.
Ali chegada, imediatamente a equipa do SO liderada pela Dra. Maria Manuela Santos (neurocirurgiã) tomou conta da situação. Por volta da meia-noite, esta médica veio ter connosco e disse-nos que a Rita tinha tido um avc hemorrágico, que estava a começar a perder consciência e seria imediatamente sujeita a intervenção cirúrgica. Ao fim de 2 horas, veio ter connosco para nos transmitir que a intervenção tinha corrido bem e tinham conseguido drenar o sangue que se encontrava no cérebro. Foi então transferida para os cuidados intensivos onde se encontra até agora e vai continuar.
Resolvido o problema na hora, seria necessário fazer uma angiografia para determinar onde a Rita teria a M.A.V. (má formação da artéria venosa) que originou tudo isto. Esta só foi feita na 4ª feira. Ontem, 5ª, de manhã reuniu-se a equipa que está a acompanhar a Rita para decidirem o que fazer. Decidiram operar para resolver a M.A.V., o que deverá acontecer na próxima semana, quando o inchaço desaparecer e o sistema absorva o resto do sangue que ficou alojado no cérebro da Rita.
Entretanto ontem, 5ª feira, decidiram começar a retirar os sedativos à Rita. Ela começou a acordar e já conseguiu falar e queixar-se, apesar de não saber o que lhe aconteceu. Inclusivamente, à Rita, fez-me uma coisa feia com o dedo e tentou esboçar um sorriso quando brinquei com ela ao dizer-lhe que estava ali a ter umas belas férias. À tarde, já manifestava que tinha fome e queria, por força, comer um iogurte... Já na 3ª feira, confesso ter ficado emocionado quando ela, ainda meio inconsciente, me tentou apertar a mão por 3 vezes e soltou uma lágrima.
Aos poucos, a Rita vai dando sinais de vida apesar da situação se manter grave. Em 3 dias, o rodopio de emoções tem sido exaustivo: já tudo foi possível e a Rita continua a lutar pela vida dela.
Com a ajuda de todos e apoio da Dra. Maria Manuel Santos, do Dr. Domingos Coiteiro e de todo o pessoal dos Cuidados Intensivos, ela está a conseguir aos poucos dar a volta a isto. Obrigado a todos!

2 comentários:

  1. Rita sou de Riachos e lembro-me de ti na escola. Fartei-me de chorar ao ver a tua entrevista no Vida Nova, mas gostei muito mas muito mesmo da tua força de vontade. Espero na próxima ver-te na televisão mas a dançar. Força!!!!!!!!!!!! Muitos bjx

    ResponderEliminar
  2. ola boa tarde Artur marques, gostava muito de saber o estado da rita, pois tenho uma filha que lhe aconteceu a mesma coisa, mas o derrame não foi detectado na altura e passado 1 ano, com um simples tac, se descobriu a horrível MAV, também deu entrada no santa maria e acompanhada inicialmente pela dra. maria Manuel, e depois transferida para o dr domingos coiteiro, que a operou passados 6 meses após ter sido descoberta a doença, e sim, também foi uma bomba relógio ca em casa e que nunca mais tinha fim. A cirurgia demorou 14h e foi o pior dia das nossas vidas, mas felizmente e ao fim de 14h o dr. Domingos coiteiro e sua equipa, vieram ter comigo, e dizer que a MAV tinha sido retirada na totalidade, alivio total :) e como esta a Rita ?

    ResponderEliminar