sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dúvidas da recuperação da Rita

Uns dizem: força para Cuba!
Outros: Vejam lá porque aquilo é um engano.
Confesso que às vezes já não sei às quantas ando...
A grande dúvida é: afinal, qual a melhor solução para a Rita?
Factos: a Rita necessita de recuperar rapidamente. Portugal tem bons profissionais de reabilitação. Mas também tem os maus. A Rita necessita de uma recuperação especial. Intensiva. Rápida. BOA! Uma coisa similar ao que eles fazem em Cuba. Com fortalecimento muscular, coordenação motora, relaxamento muscular, reabilitação cognitiva, etc etc. Num mesmo sítio onde se faça isto tudo porque eu conheço vários bons profissionais cá mas que estão todos separados geograficamente.
Dúvidas: dificilmente conseguiremos o dinheiro para o tratamento em Cuba. E será Cuba realmente a melhor solução? Existirá solução rápida?
Se a Rita não trabalha, não recebe.
Temos o mês de Agosto para dar um bom avanço na reabilitação da Rita.
Conseguem entender o drama?
Há pessoas que vão sugerindo opções, as quais agradecemos.
Mas será que estas opções são válidas para as necessidades específicas da Rita?
Se alguém me conseguir garantir, efectivamente, que a Rita tem uma solução rápida e boa, que a permita voltar a trabalhar rapidamente e que cumpra com o que referi acima, eu agradeço que chegue à frente e diga algo (recubaracao@gmail.com).
Seguramente que não fecharemos os olhos a essa opção...
Espero que tenham percebido a insistência em relação a Cuba...
Obrigado!

18 comentários:

  1. Olá Rita!
    Tens formspring?

    Bjs,

    ResponderEliminar
  2. Olá anónimo :)!
    Tive de ir ver o que era isso de formspring porque nem eu nem a Rita sabiamos o que era...
    Nop, a Rita so dispõe de Facebook. Aqui ao lado está o link para o grupo de apoio à Rita e lá poderá encontrar também o link para o fecebook da Rita. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. ok.
    O formspring é um site onde se fazem perguntas e vocês respondem... Pensei que podessem ter. Mas não faz mal. As melhoras para a Rita!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ritinha, (se me permite que a trate assim)

    Vi a sua história no "Achas Que Sabes Dançar?" e comoveu-me ve-la com as lágrimas nos olhos!
    É incrível como este país não dá o valor devido às artes, tendo em mão tanto talento para mostrar e valorizar.
    Concerteza que a Rita vai recuperar desse pequeno acidente e vai tudo melhorar, mesmo a opinião de Portugal em relação às artes :b
    Quero deixar um grande beijinho e muita força para a Rita!!


    Deixo aqui o meu blog para poder dar uma 'espreitadela' (:
    http://joaninne.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Acompanhei o programa "Vida Nova"
    A dor que a Rita esta a passar...Eu nunca a senti, não vou dizer que a posso imaginar, pois não posso!
    Perder a razão que nos faz viver (dança neste caso) deve ser asombrador, terrivel, eu nem sei!
    Ver a forma como estão todos unídos para a ajudar faz-me preceber que a vida por vezes vale a pena!
    (Infelizmente não da melhor forma)
    Sentir a amizade e o amor das pessoas que a rodeiam é uma dadiva num mundo tão cruel!
    Não sei muito sobre a vida ainda sou muito nova, apenas tenho 17 anos.
    Mas acredito que ela ira melhorar e ainda sera muito feliz.
    Um palco exibindo uma música de fundo espera por ela e a Rita sera capaz :)

    Um abraço ::
    Danne

    ResponderEliminar
  6. Por alguma razão Cuba é elogiada em termos medicinais e tem os melhores médicos a nível Mundial!

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, a Rita precisa de uma recuperação BOA. o resto é secundário. Não digo que Cuba não seja a resposta, e não digo porque não sei. Mas sei que BOA é mais importante que rápida. Um beijo à Rita.

    ResponderEliminar
  8. Muito sinceramente acho que estão cheios de pressa, e isso vai levar-vos à desilusão.
    A pressão para que comece a trabalhar em Setembro é muito alta e não pode ser. O problema da Rita foi grave e muita sorte tem ela em estar de pé pronta a trabalhar para a recuperação.
    Agora calma de outra forma podem por tudo a perder e esta vossa indefinição n deixa segurança para quem quer ajudar monetáriamente.
    1º se decidiram por Cuba é lá que a Rita deve ir.
    2.º Vai e aí resolve o que vai fazer a seguir. isto tenho em conta custos, recuperação, niveis, apoios e intenções.
    3.º Cuba não é a terra dos milagres, mas que os há há ( a minha tia levou o filho com um problema crónico, veio-se embora porque viu que não era a resposta adequada. No entanto outras e outras pessoas encontraram lá a resposta.

    Mas em primeiro a Rita tem que lá ir, ver, ser consultada, analisada e só depois perceberá se encontra lá resposta para os seus anseios.
    (depois sim, começará a luta. Com ou sem dinheiro) E mais, a comunicaçºao social poderá ajudar e vai ajudar, sic tvi, revistas e jornais. Mas apresentem 1.º a solução (ir a cuba q já têm viagem e podem aí verificar tudo) 2.º quanto precisam? 3.º Quanto já receberam e actualização de todas as contas 4.º Quanto já gastaram e quanto vos falta.
    Vai a Cuba Rita. Mas sem pressão e pressas.
    beijjinho

    ResponderEliminar
  9. Tenho acompanhado a situação da Rita e parece-me haver alguma precipitação o que faz com que as coisas não sejam totalmente claras e objectivas. Não digo que Cuba é um capricho, é importante qualquer um de nós ter a possibilidade de recuperar, ainda para mais quando dessa recuperação depende o nosso dinheiro ao fim do mês. Mas tenho algumas dúvidas, como a Rita ainda não foi a Cuba não sabemos o diagnóstico nem o tempo de tratamento e que tratamento, preço do tratamento, etc. Falaram numa segunda possibilidade, qual é, onde é e quanto custa e quanto precisam? Penso que tenho o direito de perguntar quando me pedem ajuda, preciso de compreender. Se não conseguirem o dinheiro para Cuba o que vão fazer com o que conseguirem angariar? Vão gastar em reabilitação? Medicamentos? apenas quero entender...

    Paula C.

    ResponderEliminar
  10. Olá, bom dia. Assim é complicado responder4 a todos através do comentário. Acho que entendo aquilo do formspring agora :). Por isso é que pedi para que se manifestassem para o e-mail porque seria mais fácil responder directamente a questões colocadas.
    Provavelmente não terão lido os posts anteriores, o que é normal. Nós temos estado em contacto com o Ciren, em Cuba e dispomos de um orçamento para o tratamento da Rita. Num total, o orçamento apresentado ascende a 10.000 CUC (peso cubano), o que dava, a última vez que fiz o câmbio, cerca de 11.000 euros. Eles fazem lá uma primeira semana de tratamento, durante a qual é igualmente feita a avaliação e consequente definição de plano de reabilitação.
    Como compreendem, não podemos andar a passear para lá e para cá para Cuba. Por isso, não há margem de erro na escolha. Daí as dúvidas que levantei. Não temos dinheiro para andar a experimentar e temos de ter esperança que a opção que iremos fazer seja a melhor para uma boa recuperação da Rita. Se for rápida melhor, mas isso é o menos. Inclusivamente esta opção correcta, significa para mim um ponto de seriedade e honra importante para com as pessoas que nos têm ajudado. Não quero que alguém venha a pensar que andámos a brincar com o seu dinheiro.
    Por isso temos duas opções: Ou o dinheiro angariado é utilizado para a reabilitação da Rita ou é devolvido a quem o solicitar. Em Cuba, em Portugal (de forma mais lenta) ou no Instituto Guttmann em Barcelona (aguardo orçamento, uma vez que foi um instituto que nos indicaram recentemente como sendo uma possível mais valia), e tal como foi sempre referido, o dinheiro angariado servirá para o tratamento da Rita.
    Mais, neste momento, o montante angariado está nos 5.000 euros: 4.000 de um benemérito que se ele fizer questão divulgarei o nome, e mais 1000 de pequenos contributos diversos.
    Estimamos que o montante necessário para um mês de tratamento em Cuba se situe entre os 12.000 e os 15.000 euros, tendo em conta as despesas associadas.
    Até agora, o dinheiro gasto na recuperação da Rita tem saído dos nossos bolsos, uma vez que não tocámos num tostão do dinheiro angariado.
    Estou disponível para esclarecimentos adicionais através do e-mail, ok? Será mais fácil esclarecer dúvidas individuais e se verificar que existem pontos comuns, publicarei aqui.
    Obrigado a todos.
    Independentemente de contribuição financeira ou não, o importante é manter-se a onda de energia positiva em torno da Rita.

    ResponderEliminar
  11. Aliás, só mais uma nota: mesmo que a Rita vá a Cuba, a reabilitação terá de continuar por largos meses, porque obviamente que um mês significará apenas um avanço na reabilitação e nunca a sua conclusão... Precisamente porque esta deverá ser boa. Rápida, se possível, mas primordialmente boa.

    ResponderEliminar
  12. Qual é o email? para o qual podemos madar as nossas duvidas
    bj aos dois

    ResponderEliminar
  13. Pode ser para o do espacoidanca@gmail.com ou para o mail "oficial" da recuperação da Rita: recubaracao@gmail.com. Obrigado.Beijinho

    ResponderEliminar
  14. QUEM VOS DEU 4000 EUROS? DEVE SER 1 GRANDE PESSOA..... PARABÉNS A ESSA PESSOA!!!! FORÇA RITA
    BJS, ANA

    ResponderEliminar
  15. Boa será a recuperação feita ao longo de um ano de trabalho obviamente, mas não me queiram "tirar" os melhores do Mundo em reabilitação com as vossas opiniões. Boa Boa era pertencer à selecção nacional, pois em Setembro "já estava a jogar" e não precisava de pedir, infelizmente viver da cultura tem destas coisas. Mas independentemente disto o blog serve para DAR FORÇA, já deixei o meu desabafo escrito na mensagem seguinte. Quem passou por um AVC sabe que não preciso de certas opiniões da boca pra fora. Agradeço preocupação mas não queiram mudar quem eu sou como aqui já vi/li.

    ResponderEliminar