quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tratamentos da Rita

Boas!
Como prometi, venho trazer-vos as novidades.
A Rita foi a uma consulta ontem. Não posso adiantar grande coisa, pelo que peço desculpa.
Estamos apenas a tentar ver alternativas válidas a Cuba, caso não se consiga alcançar o objectivo financeiro necessário. Estamos a falar de 10.000 euros, para começar, e apenas para um mês de tratamento. Neste momento, nem para a viagem dá...
Têm-me questionado sobre "porquê Cuba". Não é um capricho, acreditem. Falámos com várias pessoas da área e, dadas as especificidades do corpo de um bailarino, as exigências são muito diferentes de uma pessoa "normal" ou mesmo de um desportista. Cuba é nº 1 no mundo em matéria de reabilitação. Facto inegável!...
Não vale a pena andarmos com ilusões: Portugal não está preparado para reabilitar um bailarino ou um artista de circo, no tempo necessário para que este volte rapidamente a trabalhar. Fosse um futebolista e o cenário seria outro... Porque a Rita tem de voltar rapidamente a trabalhar e a dançar. Quer por questões de sanidade mental dela, quer mesmo por questões financeiras. Quem trabalha em cultura sabe porque refiro isto. Até porque a Rita não tem direito a baixa, apesar de descontar para a segurança social. Ou seja, não trabalha, não ganha. Simples...
Seja em Cuba, seja no local onde fomos ontem, o tratamento está marcado para o início de Agosto. Para que em Setembro, a Rita possa voltar a trabalhar e aos poucos ir ganhando "estaleca" para voltar a dançar.
Mas, apesar de toda a solidariedade em torno da questão (que muito agradecemos), e como hoje escreveu a Vera Megre (a quem agradeço a chamada de alerta) no grupo de apoio a Rita no Facebook, isto tem-se traduzido financeiramente em muito pouco. Ao ponto de termos de cancelar o tratamento.
Peço-vos apenas isto: participem nas actividades que vamos promover; comprem rifas; ou donem nem que seja apenas um euro. Se fizerem uma destas coisas já estão a ajudar.
Sei que a vida está difícil para todos mas é nestas alturas que mais temos de ser solidários. E Abrantes mostrou ser solidária quando há pouco tempo se bateu o record nacional na campanha "Um dia pela vida", na qual também participei activamente.
Obrigado a todos. Pensem nisto...

16 comentários:

  1. Já contribuí, não pude dar muito, mas foi com o coração.

    ResponderEliminar
  2. Todos os contributos são importantes, Paula. Principalmente quando feitos com o coração :)...
    Muito muito obrigado!

    ResponderEliminar
  3. ola

    se poddesee dava o dinheiro dabva todo a rita mas vou dar uma contribuicao

    forca rita

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita, o meu nome é Rita Ramalho e passei o que tu estás a passar. Quando tinha 26 anos tive um AVC isquémico na parte esquerda do cérebro. Sou professora e fiquei completamente sem falar, sem andar... Tu precisas do teu corpo e eu precisava da minha fala... Já passaram 8 anos e ainda não recuperei totalmente mas é preciso ter muita calma, tu vais conseguir. A minha fala está a 98% mas eu nunca vou desistir de lutar e acho que tu também não. FORÇA!! Se algum dia quiseres falar o meu mail é rita.ramalho@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Ola chamo-e mariana januário sou uma ex aluna da rita ela sabe kem sou hoje estive a ver o programa uma vida nova a rita esteve muito bem .
    eu vou voltar para o espaço idança quando a rita estiver boa e estiver a dar aulas.
    Vou ajudar no que poder
    JA sei que foi oferecido a rita a viajem a cuba kuando soberem kuando ela vai digam
    Muitos beijinhos
    Força

    ResponderEliminar
  6. se algum dia quisseres flr o meu mail é mariana31_f2@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Mariana, as aulas no Espaço Idança continuam até final do mês. Se quiseres, aparece... Será uma forma de, aos poucos, voltares a mexer :).

    ResponderEliminar
  8. obrigada mas as aulas so comtinuam ate ao final de este mês. mas depois a novas inscrições?
    a Dança vai comtinuar este ano n vai?

    ResponderEliminar
  9. sim, mariana. No início de Setembro reiniciamos as aulas com o ano lectivo 2010-2011 :). A escola só vai fechar no mês de Agosto para férias porque os meninos também vão de férias :)...

    ResponderEliminar
  10. Rita não te posso ajudar mas quero dar-te muita força para um dia poderes voltar a dancar que é o teu sonho. Manda noticias para todo o mundo quando voltares a dancar, um abraco enorme do teu novo amigo.
    Muita força!

    ResponderEliminar
  11. forca rita. vai correr tudo bem

    ResponderEliminar
  12. Quando voltares a dançar mete no blog bj

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Acabei de ter conhecimento do tormento porque está a passar, atravéz da minha mulher, que me veio pedir para a ajudar.
    Eu sou licenciado em medicina chinesa e sinceramente acredito que a Rita pode ter uma recuperação muito mais eficaz do que a que a medicina alopática tem para lhe oferecer, que agora já não é nenhuma, se for acompanhada por um médico de medicina chinesa.
    Estou a dizer-lhe isto, mas não entenda que não deve tentar Cuba, pois eu penso que eles lá podem ajudar bastante, mas não apenas com uma ida de um mes. O que lhe vão fazer em Cuba é estimular, estimular, estimular,(princípio basilar para recuperar as sequelas de AVC), fazer terapia de ozono, acupunctura, massagem e claro medicação.Depois vão aconselhá-la a procurar um acupunctor cá em Portugal para dar seguimento e por último voltar novamente a Cuba, podendo este ciclo repetir-se mais vezes.
    A área clinica da neurologia é a que mais me atrai na minha profissão, e particularmente a recuperação das sequelas de avc's, que em Portugal não se faz de forma eficáz. Um dos projectos que estou a desenvolver ´prende-se exactamente com o que lhe acabei de dizer e vai em principio ser uma realidade no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, onde trabalho no serviço de medicina chinesa.
    No imediato, o que posso fazer por si, é em primeiro lugar inteirar-me bem do seu caso, saber que tipo de avc é que teve, e acima de tudo observá-la e conversar consigo.
    Depois e caso a Rita entenda receber a minha humilde ajuda, oferecer todo o meu trabalho.
    Se entender por bem continuarmos,e apesar de estar sempre muito ocupado, terei muito gosto em lhe apresentar o meu curriculum profissional e apresentar-me pessoalmente.
    Não deixe de pensar em Cuba, ou melhor não pare de acreditar que se pode ver novamente em cima de um palco a fazer o que realmente sabe e lhe dá prazer.
    Fico a aguardar o seu contacto, que lhe peço que seja feito atravez do meu mail, apenas por uma questão de comodidade minha (jdeus.belo@gmail.com).
    Atá breve,
    João Catarino

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita.
    Fiquei emocionada ao ouvir a história da Tiffany no "Achas que sabes dançar" e decidi dar uma espreitadela no teu blog. Acho que tens uma força incrível e és sem dúvida uma lutadora. Que tudo o que mais desejas se torne rapidamente em realidade.
    Bjinhos Inês Vaz, Caparica

    ResponderEliminar